"O acordo alcançado hoje entre a Comissão Europeia e o México para modernizar as relações entre a UE e os Estados Unidos Mexicanos é muito importante para reforçar os nossos laços económicos e melhorar a cooperação em áreas como a ação climática, direitos humanos e desenvolvimento sustentável", escreveu António Costa na rede social X.
O ex-primeiro-ministro português apontou o período de "incerteza geopolítica cada vez maior" e a importância de a UE consolidar as relações com "parceiros estratégicos", como o México.
"Os Estados-membros têm de avaliar o acordo antes de se pronunciarem", indicou ainda António Costa.
A UE e o México chegaram hoje a acordo sobre um acordo de cooperação político-económica que inclui um caminho mais fácil para as exportações agroalimentares dos 27 países do bloco comunitário.
Em comunicado, a Comissão Europeia indica que o acordo inclui o "potencial de exportação de bens agroalimentares para o México, promovendo valores comuns".
Progressivamente, o bloco comunitário e os Estados Unidos Mexicanos querem reforçar a cooperação na "luta contra a corrupção nos setores público e privado".
Citada no comunicado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que é necessário "aprofundar a cooperação" com um "parceiro de confiança", incluindo "melhorar as condições dos agricultores e da indústria agroalimentar".
Em 2023, as trocas comerciais entre a UE e o México totalizaram 82 mil milhões de euros.
O México é o segundo maior parceiro comercial do bloco comunitário na América Latina.
Na rede social X, a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, disse que o México e os 27 partilham o "compromisso com a democracia, os direitos humanos, igualdade de género e combate às alterações climáticas".
Leia Também: UE e México anunciam acordo para reforçar cooperação