Um acidente num teleférico numa estância de esqui em Astún, Espanha, fez dezenas de feridos este sábado, dez deles com gravidade. A causa, segundo o diretor geral de Emergências do Governo Regional de Aragão, terá sido "uma falha no sistema de retorno".
A Guardia Civil espanhola e vários utilizadores da estância de esqui divulgaram vídeos do local (que pode ver abaixo), onde é possível ver as pessoas caídas na neve, enquanto aguardam assistência.
Segundo o mais recente balanço das autoridades, dez pessoas, feridas com gravidade, foram transferidas para hospitais, enquanto mais de 20 receberam assistência no local.
"Todos os esquiadores afetados pelo acidente foram já retirados [do local] e os feridos atendidos", disse o delegado do Governo espanhol na região autónoma de Aragão, Fernando Beltrán Vazquez, numa publicação nas redes sociais.
Colaboramos en las tareas de auxilio tras un accidente en la estación de esquí de Astún (Huesca) donde se ha descolgado una línea de telesilla de 15 metros de altura. Participan guardias civiles del Grupo de Rescate e Intervención en Montaña, Servicio Aéreo y Seguridad Ciudadana… pic.twitter.com/weioCLGGOc
— Guardia Civil (@guardiacivil) January 18, 2025
Accidente en Astún. Se ha caído la silla de Canal Roya. Por suerte estamos bien pero hay heridos, hemos visto varias camillas bajando. Ánimo. #Astun pic.twitter.com/KiwVUrvCRQ
— Jaime Pelegrí (@jaimepele) January 18, 2025
Este balanço corrige, assim, as primeiras informações avançadas pelo governo regional, que referiam pelo entre 30 a 35 pessoas feridas, 17 delas em estado grave ou muito grave.
O acidente ocorreu na estância de Astún, nos Pirenúes, num teleférico de cadeiras. As autoridades abriram uma investigação para apurar as causas do acidente, com o governo regional a avançar que, aparentemente, uma falha num dos pontos de retorno do teleférico afrouxou o cabo a que estão presas as cadeiras.
Segundo imagens divulgadas nas redes sociais e relatos de testemunhas, houve um "efeito de baloiço" no teleférico e várias das cadeiras caíram, enquanto outras ficaram suspensas - mas viradas ao contrário.
Sobre el accidente en #Astún, el telesilla NO “ha descarrilado”, la sirga NO se ha roto y ha aguantado. Se ha roto la pieza más débil y que más tensión soporta, la que sujeta la rueda al final del recorrido, justo al final de Canal Roya.
— Ibón Domínguez 🇪🇸🇺🇦 (@Ibon_Dominguez) January 18, 2025
Teléfono de familiares: 976 71 59 80 pic.twitter.com/uo6VtcWA33
A Guarda Civil (a força policial) revelou que o acidente ocorreu numa "linha de teleférico de cadeiras com 15 metros de altura".
A estância de esqui foi totalmente evacuada e está fechada. O alerta foi dado cerca do meio-dia local (11h00 em Lisboa), tendo sido enviados para a zona meios aéreos do governo de Aragão e da vizinha Comunidade Autónoma de Navarra, bem como meios dos bombeiros, entre os quais dezenas de ambulâncias, além de um grupo de psicólogos.
Os hospitais da zona foram colocados em alerta para a chegada dos feridos.
🇪🇸 Ski Lift Collapse in Spain
— Weather monitor (@Weathermonitors) January 18, 2025
Dozens Injured, 80 Trapped
A devastating ski lift failure occurred at Astun resort in northern Spain, leaving:
- Dozens injured, with 9 in critical condition
- 80 people stranded mid-air
Rescue Efforts Underway
Helicopters are rushing to… pic.twitter.com/whDPGXJzuS
O presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, manifestou-se "chocado" com o acidente.
"Falei com o presidente de Aragão, Jorge Azcón, para lhe oferecer todo o apoio do Governo", disse Sánchez, que transmitiu através das suas redes sociais "todo o afeto aos feridos e às suas famílias".
Aquí te filtro los detalles exactos de los afectados por el accidente de la Estación de Esquí de Astún, en Huesca: pic.twitter.com/Gwr6vVazil
— Jefe Hispano (@JefeHispano) January 18, 2025
Leia Também: Espanha. Acidente em teleférico pode ter sido falha no sistema de retorno