Incêndios. Em viagem a Los Angeles, Trump pede para "libertarem a água"

A viagem até à Califórnia é uma das primeiras do presidente dos Estados Unidos desde que assumiu o segundo mandato, esta segunda-feira.

Notícia

© Al Drago/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
24/01/2025 19:43 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos disse, esta quinta-feira, que iria adaptar a ajuda para a Califórnia na sequência dos incêndios que estão a devastar a área de Los Angeles.

 

Em visita à área afetada, Donald Trump exigiu ainda que a "água fosse libertada", numa referência a um acordo assinado sobre o fornecimento de água até àquela zona.

Trump disse ainda que para que a ajuda federal fosse ada para a reconstrução, terá de passar a exigir a identificação de votantes em atos eleitorais. "Só quero que peçam um documento de identificação para votar e que a água seja libertada. Depois receberão muita ajuda dos Estados Unidos", explicou.

Trump anunciou ainda, à chegada à Califórnia, que tenciona assinar uma ordem executiva sobre a Agência Federal de Gestão de Catástrofes (FEMA), sublinhando que devem ser os estados a gerir os "tornados, furacões e todas as outras coisas que acontecem".

"A FEMA tem sido uma grande desilusão", disse o presidente republicano durante uma reunião sobre a reconstrução das infraestruturas destruídas pelo furacão Helene, que atingiu a zona há mais de três meses, e cuja situação também motivou a sua visita àquele é estado.

"É muito burocrática. E é muito lenta", reiterou o presidente, referindo-se à agência que, segundo o republicano, "simplesmente não fez o seu trabalho".

A agência federal auxilia os estados na resposta a catástrofes e emergências nacionais declaradas pelos líderes locais.

As imagens desta visita, uma das primeiras do seu segundo mandato presidencial podem ser vistas aqui.

Já na quarta-feira, Donald Trump deu uma entrevista à Fox News, onde repetiu falsas alegações de que os esforços de conservação de peixes no norte do estado da Califórnia são responsáveis pela falta de água em áreas urbanas.

O presidente alega que a culpa da dificuldade das autoridades de Los Angeles para controlar alguns dos incêndios é do governador democrata, Gavin Newsom, um adversário político que apelou à parceria e ao respeito mútuo enquanto o estado combate as chamas.

Na entrevista televisiva, Trump pediu ainda uma reforma profunda da Agência Federal de Gestão de Emergências, alegando que está a "dificultar tudo".

"Prefiro ver os estados a cuidar dos seus próprios problemas", disse Trump, sem dar mais detalhes sobre as reformas propostas. Trump ameaçou ainda suspender a ajuda federal para catástrofes na cidade de Los Angeles.

O governo de Newsom afirmou que o Estado da Califórnia espera ser reembolsado pelo governo federal com o financiamento de ajuda a catástrofes.

Leia Também: Califórnia aprova 2,5 mil milhões para resposta estadual a incêndios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas