Suspensão da USAID para programa de apoio a comunidade LGBT+ no Uganda

A suspensão da ajuda externa norte-americana ordenada pelo presidente Donald Trump parou o apoio de uma organização à comunidade LGBT+ no Uganda, uma inversão da posição de Washington que pode ter consequências maiores, alertou o responsável pelo programa.

Notícia

© Lusa

Lusa
06/02/2025 12:30 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

LGBTQIA+

Pius Kennedy, responsável do programa no Uganda da organização sem fins lucrativos Africa Queer Network, com sede em Kampala, disse que ele e outros cinco funcionários receberam uma carta da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) ordenando-lhes que parassem de trabalhar imediatamente depois de Trump assinar a ordem de congelamento da ajuda externa, em 20 de janeiro.

 

"A USAID tem sido o maior financiador do (programa) HIV", pelo que o grupo teve de interromper as atividades, disse Pius Kennedy, citado hoje pela Associated Press, acrescentando que ele e os outros funcionários deixaram até de ir ao escritório porque não podem continuar sem novas transferências de dinheiro.

A suspensão do auxílio levará mais pessoas a infetarem-se com doenças sexualmente transmissíveis, "uma vez que não poderão ter acesso a lubrificantes, preservativos, kits de autoteste", além de transmissão de conhecimento sobre as doenças e prevenção, alertou.

O congelamento temporário do financiamento pode "apagar anos de ganhos obtidos na proteção das minorias sexuais no Uganda", afirmou.

A homossexualidade é criminalizada em mais de 30 dos 54 países africanos, um deles o Uganda, uma realidade que Washington condenou abertamente.

Em 2023, depois de o Parlamento do Uganda aprovar uma lei anti-homossexualidade que pune esta conduta consensual entre pessoas do mesmo sexo com penas que incluem prisão perpétua, Washington ameaçou consequências e o Banco Mundial reteve algum financiamento.

Leia Também: Bispa deu sermão a Trump, mas não foi a 1.ª vez: "Tem de ser substituído"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas