Zelensky celebra a entrega de caças franceses Mirage ao seu país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, celebrou hoje a entrega ao seu país dos primeiros caças Mirage 2000-5 pela França, sublinhando que estes aviões de combate vão fortalecer as capacidades da Ucrânia diante da invasão russa.

Notícia

© Hollie Adams/Bloomberg via Getty Images

Lusa
06/02/2025 14:22 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

"A frota aérea ucraniana continua a desenvolver-se. Os primeiros caças Mirage 2000 de França chegaram, aumentando as nossas capacidades de defesa aérea", afirmou Zelensky na rede social X.

 

Volodymyr Zelensky agradeceu ao chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, pela "sua liderança e apoio".

"O Presidente de França manteve a sua palavra e nós agradecemos-lhe por isso. Este é mais um passo no reforço da segurança da Ucrânia", disse o líder ucraniano.

"Com as recentes entregas, também continuamos a expandir a nossa frota de F-16, com os Países Baixos a cumprir os seus compromissos de apoio a este esforço. Estou grato a todos os que ajudam e contribuem para isso", acrescentou.

O ministro das Forças Armadas francesas, Sébastien Lecornu, declarou hoje que os primeiros caças Mirage 2000-5 foram entregues pela França à Ucrânia para ajudar a defender o espaço aéreo ucraniano contra a Rússia.

"Hoje, depois de vários meses dedicados ao treino de pilotos ucranianos em França, os primeiros aviões chegaram à Ucrânia", afirmou o ministro francês no X, sem especificar o número de aeronaves em causa.

"Com pilotos ucranianos a bordo, estes vão agora participar na defesa dos céus da Ucrânia", acrescentou Lecornu.

Das 26 aeronaves Mirage 2000-5 da Força Aérea francesa, seis seriam entregues à Ucrânia, de acordo com um relatório orçamental da Assembleia Nacional francesa publicado no outono.

O número de caças enviados para a Ucrânia não foi desmentido nem confirmado pelo Ministério das Forças Armadas de França, que afirmou manter a quantidade de aeronaves em sigilo por questões de segurança.

O envio de caças Mirage 2000-5, especializados no combate aéreo, foi anunciado em junho de 2024 pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

Desde então, pilotos e mecânicos ucranianos receberam treino neste tipo de avião e os aparelhos também foram modificados. Isto incluiu a adição de equipamento de "combate ar-terra" para realizar operações de ataque aéreo e "defesa anti-guerra eletrónica" para resistir ao poderoso sistema de bloqueio russo, explicou Sébastien Lecornu em outubro.

Os aviões estavam na base aérea de Cazaux (sudoeste), enquanto os pilotos e mecânicos receberam treino na base de Nancy, no leste de França.

A Ucrânia, que é alvo de bombardeamentos incessantes, visando principalmente as suas infraestruturas energéticas, tem pedido mais recursos de defesa aérea e aeronaves de combate.

Vários países com caças norte-americanos F-16 já os forneceram a Kyiv. A Noruega, nomeadamente, já entregou o primeiro lote de F-16 dos seis que prometeu a Kyiv.

Leia Também: Primeiros caças Mirage entregues pela França aos ucranianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas