Um cobiçado filme mudo sobre o presidente Abraham Lincoln, que estava perdido há bastante tempo, foi recentemente descoberto em North Fork, Long Island, nos Estados Unidos, graças a um estagiário que vasculhou bobinas velhas e enferrujadas, avança, esta quinta-feira, o The New York Post.
O filme intitulado 'The Heart of Lincoln' ('O Coração de Lincoln', na tradução livre), é datado de 1915 e tem a duração de 65 minutos. Estava escondido no arquivo de filmes históricos, em Greenport, e foi descoberto pelo estudante de cinema Dan Martin, de 26 anos.
Num primeiro momento, o estagiário Martin pensou que o título era apenas educacional. 'Fez-se luz' ao reproduzir o filme quando se apercebeu da presença do ator e diretor Francis Ford - o mentor e irmão mais velho do diretor John Ford.
"Isto era como uma peça que faltava no quebra-cabeças em torno do mito que envolve estes irmãos", afirmou Martin ao Newsday.
Desde a descoberta, o gerente do arquivo, Joe Lauro digitalizou o filme em qualidade 4K e armazenou-o num sítio devidamente rotulado. De acordo com o The New York Post, o gerente planeia ainda doar o filme perdido à Biblioteca do Congresso.
Leia Também: Netanyahu dá a Trump 'pager' dourado como os que Israel explodiu no Líbano