Rússia reivindica tomada da cidade mineira de Toretsk

A Rússia reivindicou hoje a captura da cidade mineira de Toretsk, no leste da Ucrânia, após meses de combates, uma importante vitória para as tropas russas que continuam a avançar na linha da frente.

Notícia

© Wolfgang Schwan/Anadolu via Getty Images

Lusa
07/02/2025 14:54 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

"As operações ofensivas (...) permitiram libertar a cidade de Dzerzhinsk", afirmou o Ministério da Defesa russo, utilizando o nome russo para Toretsk, segundo a agência francesa AFP.

 

A cidade, que está agora em ruínas, tinha cerca de 30.000 habitantes antes de a Rússia ter invadido a Ucrânia há quase três anos.

Toretsk era alvo de ataques russos desde o verão passado, e jornalistas da AFP estiveram no local no final de julho de 2024, tendo encontrado uma cidade devastada pelos combates.

A Ucrânia ainda não confirmou a queda de Toretsk.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano limitou-se a publicar uma fotografia nas redes sociais de uma estrada coberta de neve que conduz a edifícios destruídos.

"Toretsk, região de Donetsk. Isto costumava ser a casa de alguém. Um sítio onde as pessoas viviam, riam e construíam o seu futuro. Hoje, são apenas ruínas", lê-se na legenda da fotografia.

Toretsk foi em tempos um importante centro mineiro e industrial no Donbass, a zona do sudeste da Ucrânia que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk.

A captura de Toretsk facilita as operações em direção à cidade vizinha de Konstantinivka, que separa as tropas russas do objetivo final na região, a grande cidade de Kramatorsk.

Segundo a agência noticiosa russa Ria Novosti, a captura de Toretsk "vai complicar o abastecimento inimigo a Chassiv Iar e dificultar o avanço das forças armadas ucranianas nas estradas que ligam Pokrovsk a Sloviansk e Kramatorsk".

Chassiv Iar e Pokrovsk são dois outros redutos ucranianos ameaçados pelo avanço das tropas russas, que enfrentam um exército ucraniano com falta de recrutas e de armas e que está a recuar há vários meses.

Leia Também: Zelensky marca presença em Conferência de Segurança de Munique

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas