Governo britânico criticado pela aposta na captura de carbono

As dezenas de milhares de milhões de libras prometidas pelo Governo britânico para a captura e armazenamento de carbono, uma tecnologia que "não está comprovada", é uma aposta de "alto risco", alertou hoje a Comissão de Contas Públicas do parlamento britânico.

Notícia

© Getty Images

Lusa
07/02/2025 22:11 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Reino Unido

Em outubro, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou um investimento de cerca de 22 mil milhões de libras (26,4 mil milhões de euros), ao longo de 25 anos, na captura e armazenamento de carbono, um projeto que deverá ajudar o Reino Unido a cumprir os seus compromissos em matéria de clima e a criar milhares de postos de trabalho.

 

No entanto, segundo a comissão, "não há exemplos" desta tecnologia a funcionar "em grande escala no Reino Unido". "Os exemplos internacionais mostram que as expectativas do Governo relativamente ao seu desempenho estão longe de estar garantidos", referem, em comunicado, citado pela agência France-Presse (AFP).

Os deputados "não estão convencidos" de que a captura de carbono seja "a bala de prata em que o Governo parece estar a apostar", afirmou o conservador Geoffrey Clifton-Brown, presidente da Comissão de Contas Públicas.

O relatório salienta que o próprio Governo estimou, no ano passado, que as suas ambições iniciais de armazenar CO2 utilizando esta tecnologia seriam inatingíveis e pede-lhe que garanta que os contribuintes e os consumidores vão acabar por beneficiar destes projetos futuros.

Em declarações à AFP, um porta-voz do Governo britânico aponta que "a captura, utilização e armazenamento de carbono são essenciais para reforçar a independência energética" e cumprir os objetivos climáticos do país.

Leia Também: Keir Starmer propõe parceria a UE para desenvolver indústria e defesa 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas