Hamas libertará 3 homens: Quem são, quem perderam e como foram raptados

Uma nova ronda de libertações vai acontecer no sábado. Desta vez, são três homens - um deles com ligações a Portugal.

Notícia

© streetwize/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
07/02/2025 23:59 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

Mais três reféns do Hamas vão ser libertados no sábado - e entre eles está Or Levy, que tem ligações a Portugal.

 

De acordo com a publicação The Times of Israel, a libertação vai acontecer em duas localizações diferentes da Estrada Salah ad-Din, a maior via da Faixa de Gaza, com 45 quilómetros.

Apesar de a informação não ter sido confirmada oficialmente, a imprensa adianta que a libertação vai acontecer em dois momentos diferentes - às 08h30 e 12 horas [06h30 e 10 horas em Lisboa, respetivamente].

Quem são os reféns (e as suas histórias)

Or Levy

Or Levy, de 34 anos, é o mais novo dos três homens que serão libertados. Levy tinha acabado de chegar ao Festival de Música Supernova com a sua esposa, Einav, quando o ataque do Hamas começou.

Os dois conseguiram escapar até um abrigo, e ainda trocar algumas mensagens com os familiares. À mãe, Levy disse que estava no abrigo e que ela não ia querer bem saber o que se estava a passar, mas não houve muito mais tempo para explicar o que estava a acontecer, dado que as comunicações foram cortadas.

Levy foi levado pelo grupo islamita e o corpo da mulher foi descoberto dias depois pelo exército iraelita no abrigo em questão. O filho de Or Levy e de Einav tem vivido com os seus avós, e tem agora três anos.

Eli Sharabi

Eli Sharabi tem 52 anos e raptado da sua casa, em Be'eri, pelo grupo islamita. A sua história é, no entanto, uma tragédia agravada, já que este perdeu a sua família mais próxima.

Segundo a imprensa israelita, a sua esposa, Lianne e as suas filhas, Yehel, de 13 anos, e Noya, de 16, foram mortas - sendo desconhecido se Sharabi sabe.

Também o seu irmão, Yossi Sharabi, de 51 anos, foi morto às mãos do Hamas. O homem foi raptado e chegou a ser gravado num dos vídeos publicados pelo Hamas mas, em junho, as Forças de Defesa de Israel informaram a família de que este tinha morrido e que o seu corpo estava em Gaza.

Ohad Ben-Ami

Já Ohad Ben-Ami, de 56 anos, vai regressar para os braços da sua mulher, que foi também feita refém pelo Hamas e, entretanto, libertada. 

Ben Ami escondeu-se na sua casa enquanto lá fora se ouviam membros do grupo paramilitar, que passaram pela habitação sem entrar.

Segundo conta a imprensa israelita, ele a sua esposa foram arrastados pelo Hamas e as imagens foram divulgadas. A sua filha, que não foi raptada, viu as imagens, e reconheceu os pais, ainda vestidos com pijama. A última mensagem que Ben-Ami enviou à filha dizia: "Eles voltaram. Estou a ouvir tiros".

Leia Também: Refém Or Levy certificado como sefardita pela Comunidade Judaica do Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas