Parlamento Europeu inicia 2.ª-feira plenário marcado por competitividade

O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira uma sessão plenária marcada pelo debate sobre a proposta da Comissão Europeia de uma Bússola para a Competitividade e a guerra na Ucrânia, que entra no terceiro ano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/02/2025 08:27 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Parlamento Europeu

Na quarta-feira, os eurodeputados debatem com o executivo comunitário a estratégia da UE recentemente apresentada para recuperar a competitividade e garantir uma prosperidade sustentável, a Bússola para a Competitividade, que assenta em três domínios de ação principaish inovação, descarbonização e segurança, centrada, entre outros domínios, na simplificação administrativa.

 

Este debate, à tarde, segue-se a um sobre o programa de trabalho da Comissão, agendado para as 09h00 (08h00 de Lisboa) e no qual o PE vai novamente testar a medida de não divulgar a ordem das intervenções dos eurodeputados, para melhorar a participação no plenário.

A guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, será debatida na terça-feira, com o PE a reforçar a necessidade de continuar o apoio a Kiev, e a repressão da oposição em Moscovo na quarta-feira.

Na quinta-feira, os eurodeputados debatem o acordo político sobre uma parceria UE-Mercosul assinado em dezembro pela Comissão Europeia e a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e que inclui o comércio livre, que eliminará gradualmente os direitos sobre 91 % das exportações da UE para o Mercosul e 92% das importações.

Ainda na área do comércio, na terça-feira será debatida a ameaça do Presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar as tarifas aduaneiras aos produtos importados da UE e ainda as restrições impostas ainda pelo anterior ocupante da Casa Branca, Joe Biden, à exportação de circuitos integrados ('chips') utilizados para modelos de inteligência artificial para determinados países da UE, incluindo Portugal.

O acordo de pescas entre a UE e Cabo Verde, que inclui navios portugueses, deverá ser aprovado na terça-feira.

Na segunda-feira, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, debaterá com os eurodeputados sobre o estado da economia europeia e as prioridades da instituição para este ano.

A porta-voz dos Socialistas e Democratas lamentou, na sexta-feira, a ausência da Alta Representante para os Negócios Estrangeiros da UE, Kaja Kallas, na sessão que decorre de segunda a quinta-feira, na sede do PE em Estrasburgo, França.

Leia Também: Ana Catarina Mendes integra missão do PE a Israel e Palestina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas