Um brasileiro deportado dos Estados Unidos beijou o chão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, logo após aterrar em solo brasileiro, na sexta-feira, num momento que se tornou viral.
Segundo a imprensa brasileira, o homem, identificado como César Diego Justino, um corretor de imóveis, explicou que o gesto foi sinónimo de alívio e gratidão.
O homem, natural do estado de Goiás, tinha chegado aos Estados Unidos em outubro do ano passado, com o objetivo de trabalhar, mas foi detido pouco depois.
"Lá está muito difícil. Eu não aconselho ninguém a fazer isso. Está muito sofrido. Quatro meses detido e não aconselho ninguém a fazer isso. Lá está com muito problema, deportando todos", disse.
O homem lamentou ainda as condições do voo entre Alexandria, no estado norte-americano do Louisiana, e Fortaleza, no Ceará.
"Todos algemados, mais de 24 horas algemados, cara, muito sofrimento. Sem comida, sem água. Muita tristeza", disse. "Eu não saio do Brasil mais. Nós somos ricos e não sabemos, de verdade. A riqueza nossa está aqui no Brasil", rematou.
Recorde-se que este foi o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde que Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos, em janeiro.
Deportado dos EUA beija o chão ao chegar no Brasil | “Não aconselho ninguém a fazer isso”.
— Metrópoles (@Metropoles) February 8, 2025
Corretor de imóveis, César Diego foi um dos brasileiros deportados no segundo voo de deportação do governo Trump.
: Patrícia Fiuza/Metrópoles pic.twitter.com/0Uqkt0Xi7p
Leia Também: Trump vai demitir administração do Kennedy Center e nomear-se presidente