"Mais de 24h algemados". Deportado dos EUA beija chão ao chegar ao Brasil

Um brasileiro que foi deportado do Estados Unidos contou o que sentiu ao regressar a casa, depois de estar algemado durante 24 horas.

Notícia

© GLEDSTON TAVARES/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
08/02/2025 18:38 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Um brasileiro deportado dos Estados Unidos beijou o chão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, logo após aterrar em solo brasileiro, na sexta-feira, num momento que se tornou viral. 

 

Segundo a imprensa brasileira, o homem, identificado como César Diego Justino, um corretor de imóveis, explicou que o gesto foi sinónimo de alívio e gratidão. 

O homem, natural do estado de Goiás, tinha chegado aos Estados Unidos em outubro do ano passado, com o objetivo de trabalhar, mas foi detido pouco depois.

"Lá está muito difícil. Eu não aconselho ninguém a fazer isso. Está muito sofrido. Quatro meses detido e não aconselho ninguém a fazer isso. Lá está com muito problema, deportando todos", disse. 

O homem lamentou ainda as condições do voo entre Alexandria, no estado norte-americano do Louisiana, e Fortaleza, no Ceará.

"Todos algemados, mais de 24 horas algemados, cara, muito sofrimento. Sem comida, sem água. Muita tristeza", disse. "Eu não saio do Brasil mais. Nós somos ricos e não sabemos, de verdade. A riqueza nossa está aqui no Brasil", rematou. 

Recorde-se que este foi o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde que Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos, em janeiro. 

Leia Também: Trump vai demitir administração do Kennedy Center e nomear-se presidente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas