Estado de saúde dos três reféns israelitas libertados "é mau"

O estado de saúde de Or Levy e Eli Sharabi, dois dos três reféns israelitas libertados hoje pelo Hamas, é "mau", anunciou o hospital Sheba, de Ramat Gan, perto de Telavive, onde ambos foram internados.

Notícia

© MOIZ SALHI/Middle East Images/AFP via Getty Images

Lusa
08/02/2025 20:36 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"As consequências de 491 longos dias de cativeiro são evidentes (...) e o seu estado de saúde é mau. Esta é a quarta vez [que o Sheba recebe reféns libertados de Gaza desde o início das tréguas, a 19 de janeiro] e a situação é mais grave desta vez", declarou à imprensa Yaël Frenkel Nir, diretora do hospital.

 

O terceiro refém libertado hoje, Ohad Ben Ami, israelo-alemão, encontra-se em estado de "sofrimento nutricional", mas "o seu espírito é resistente", informou ao fim da tarde o hospital Ichilov, de Telavive, onde foi internado.

"Ohad regressou em estado de sofrimento nutricional e perdeu muita massa corporal", mas "o seu espírito é forte e é uma fonte de inspiração", afirmou o professor Gil Fire, diretor-adjunto do hospital.

Os três reféns israelitas foram libertados hoje pelo Hamas e entregues ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, que os entregou depois ao exército israelita para serem levados para uma base onde foram sujeitos a primeiros exames médico e se reunirem com as famílias.

Desde o início do cessar-fogo em Gaza, em 19 de janeiro, foram libertados 16 reféns israelitas e cinco tailandeses em troca de mais de meio milhar de prisioneiros palestinianos.

Em troca dos israelitas libertados hoje, Israel libertou 183 prisioneiros e detidos palestinianos nas prisões israelitas, incluindo 111 habitantes de Gaza que foram detidos após os ataques do Hamas de 07 de outubro de 2023.

Leia Também: Eli Sharabi: O refém que não sabia que mulher e filhas estavam mortas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas