Foi registado este sábado um sismo de magnitude 7,6 na escala de Richter a norte das Honduras, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original), levando a alerta de Tsunami para os países da região.
De acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), citado pela Reuters, o terramoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros. Inicialmente, o GFZ tinha estimado que o abalo tinha tido uma magnitude de 6,89.
Já segundo o USGS, o abalo deu-se sensivelmente a meio do Mar das Caraíbas, entre países como Cuba, Jamaica, República Dominicana, Honduras e Belize.
Foi emitido um alerta de tsunami para Cuba, Jamaica, México, Costa Rica e Haiti.
Estão também abrangidos pelo alerta as ilhas Caimão, Honduras, Baamas, Belize, Panamá, Nicarágua e Guatemala, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos disse que não há alerta de tsunami para o continente americano, mas emitiu um alerta de tsunami para Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas.
O sismo sentiu-se bem nas Honduras mas até agora não há registo de danos, informou a Comissão Permanente de Contingências, do Estado, numa mensagem na rede social X, segundo a qual o sismo foi sentido durante uns 15 segundos. As autoridades alertam para a possibilidade de tsunami.
As autoridades das ilhas Caimão também ainda não referiram que tenham ocorrido danos mas pediram às pessoas para permanecerem longe das costas.
O Serviço Meteorológico Nacional de San Juan, de Porto Rico, alertou para a possibilidade de tsunami e pediu às pessoas para se manterem longe das praias.
[Notícia atualizada à 1h28 de domingo, 9 de fevereiro]
Leia Também: Escolas de Santorini encerradas até 14 de fevereiro devido a sismos