A fotografia de um texugo-europeu a admirar um texugo grafitado numa parede, ao estilo do artista britânico Banksy, venceu a 10.ª edição do 'Wildlife Photographer of the Year People's Choice Award 2024'.
A imagem é da autoria do fotógrafo Ian Wood e foi captada na rua de St. Leonards-on-Sea, em Inglaterra.
"Passei quase dois anos a fotografá-los [aos texugos] e esta foto surgiu como uma ideia. Achei que seria divertido ver se conseguiria fazer com que um texugo passasse por baixo do grafiti", contou, citado pela BBC.
No total, as 25 fotografias a concurso receberam mais de 76 mil votos - um recorde face às últimas edições - e, além da imagem vencedora, houve ainda espaço para quatro menções honrosas.
Uma das menções honrosas, intitulada 'Espinhoso' de David Northall, do Reino Unido, mostra outro texugo ensanguentado e coberto de espinhos, mas, ainda assim, determinado a perseguir um porco-espinho, no Botsuana.
Já 'Nevasca' do fotógrafo Michel d'Oultremont, da Bélgica, mostra um arminho… que quase não se vê. O mamífero surge sentado na neve e, devido à sua cor branca, fica praticamente camuflado.
Também 'Na Calada da Noite' de Jess Findlay, do Canadá, mereceu uma menção honrosa. Na fotografia, é possível ver uma coruja a voar de um celeiro abandonado nos campos perto de Vancouver.
Por fim, 'Terra e Céu', de Francisco Negroni, do Chile, foge do mundo animal, mas mostra uma nuvem lenticular dupla iluminada pela lava do vulcão Villarrica.
Veja a fotografia vencedora e as menções honrosas na galeria acima.
Leia Também: Telescópio James Webb volta a impressionar com a mais recente fotografia