Entre as ações financiadas pela USAID, que o presidente descreveu como uma "organização criminosa", estão também os mais recentes protestos antigovernamentais, frisou o líder sérvio.
"Várias ONG e a empresa United Media estavam a realizar as tarefas mais sujas para os serviços de informação estrangeiros, para me tirar do poder e destruir a Sérvia", sublinhou Vucic à Pink, um canal de televisão próximo do presidente sérvio.
A United Media inclui órgãos de comunicação como os canais de televisão N1 e Nova TV e os jornais Danas e Radar, que criticam o Governo sérvio.
O chefe de Estado sérvio apontou que, de acordo com os dados publicados pelo atual governo dos EUA, as ONG e os meios de comunicação sérvios receberam cerca de 3 mil milhões de euros nos últimos dez anos.
Dezenas de milhares de cidadãos sérvios, liderados por estudantes universitários, protestam há mais de três meses contra a corrupção no Governo e no Estado.
Os protestos foram desencadeados pela queda da cobertura de uma estação ferroviária em Novi Sad, a segunda maior cidade do país, em novembro passado, que fez 15 mortos.
O Presidente norte-americano Donald Trump e o seu aliado bilionário, Elon Musk, têm promovido um desmantelamento rápido da agência de ajuda e dos seus programas.
Ambos têm como alvo os gastos da agência que consideram um desperdício e acusam o seu trabalho em todo o mundo de estar em desacordo com a agenda de Trump.
Leia Também: Sérvia deve preparar-se para impacto de sanções dos EUA a petrolífera