O momento em que um drone russo atingiu, na madrugada desta sexta-feira, a central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, foi registado e partilhado nas redes sociais.
As imagens foram, inclusive, partilhadas na conta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que detalhou a situação, detalhando o local da central atingindo.
"Este abrigo foi construído pela Ucrânia, juntamente com outros países da Europa e do mundo, juntamente com os Estados Unidos - todos aqueles que estão empenhados na verdadeira segurança da Humanidade. O único país do mundo que ataca esses locais, ocupa centrais nucleares e faz guerra sem olhar a consequências é a Rússia atual. Trata-se de uma ameaça terrorista para o mundo inteiro", avisou.
Segundo o líder ucraniano, o fogo na sequência da explosão foi extinto e, "até ao momento, os níveis de radiação não aumentaram e estão a ser constantemente monitorizados". Não terá havido também danos significativos.
"Todas as noites, a Rússia efetua ataques deste tipo contra as infraestruturas e as cidades da Ucrânia. A Rússia continua a expandir o seu exército e não mostra qualquer alteração na sua retórica perturbada e anti-humana. Isto significa que Putin não está definitivamente a preparar-se para negociações - está a preparar-se para continuar a enganar o mundo. É por isso que tem de haver uma pressão unificada de todos os que valorizam a vida - pressão sobre o agressor. A Rússia tem de ser responsabilizada pelos seus actos", referiu.
Por outro lado, as forças de defesa antiaérea russas disseram que abateram durante a noite 50 drones ucranianos sobre o território de três regiões do país. De acordo com o relatório militar russo, 41 dos 'drones 'ucranianos abatidos ontem à noite foram destruídos sobre a região de Belgorod.
Os restantes drones foram abatidos nas regiões de Voronezh (5) e Rostov (4).
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Ucrânia denuncia ataque russo contra central nuclear de Chernobyl