"Não haverá representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ou de outras estruturas oficiais russas" na conferência, afirmou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, na sua conferência de imprensa semanal em Moscovo.
Trump tinha anunciado se realizaria hoje uma reunião no início da Conferência de Segurança de Munique entre "altos funcionários da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos".
"A Rússia estará lá com pessoas do nosso país. A Ucrânia também está convidada. Não sei exatamente quem representará cada país, mas serão altos funcionários da Rússia, da Ucrânia e dos Estados Unidos", afirmou aos jornalistas.
O presidente da conferência, Christoph Heusgen, tinha afirmado anteriormente que a Rússia não iria participar nas reuniões em Munique.
Zakharova confirmou que a Rússia não foi convidada para a conferência, que decorre entre hoje e domingo na capital da Baviera, no sudoeste da Alemanha.
"Os representantes russos não são convidados para a Conferência de Munique. Esta foi uma decisão tomada há vários anos", disse Zakharova.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é um dos convidados da Conferência de Segurança de Munique, em que os Estados Unidos estarão representados pelo vice-presidente JD Vance.
Zelensky e Vance têm prevista para hoje uma reunião à margem da conferência, que ocorrerá depois de Trump ter falado ao telefone na quarta-feira com o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia.
Leia Também: Drone russo atingiu Chernobyl? Kremlin fala em "manipulação" de Kyiv