Brasil "vai reagir comercialmente" às tarifas impostas pelos EUA

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que o seu país "vai reagir comercialmente" às tarifas sobre as importações de aço e alumínio anunciadas pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Notícia

© Lusa

Mário Baptista
14/02/2025 15:29 ‧ ontem por Mário Baptista

Mundo

Lula da Silva

"Vamos reagir comercialmente ou vamos apresentar uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) ou vamos taxar os produtos que importamos" dos Estados Unidos, disse o Presidente numa entrevista a uma rádio local.

 

Lula voltou a alertar para o princípio da "reciprocidade" caso haja "qualquer atitude contra o Brasil", mas garantiu que não quer ter "qualquer atrito" com nenhum país, afirmando: "Queremos paz, não queremos guerras".

O líder brasileiro referiu que não falou com Trump desde que o republicano tomou posse, a 20 de janeiro, mas sublinhou que o Brasil "considera os Estados Unidos um país extremamente importante" e espera que este tenha a mesma ideia face ao seu país.

No entanto, manifestou a sua preocupação com a deriva "protecionista" dos EUA, que colide com a posição que assumiram como "patrono da democracia no mundo" e "xerife do planeta Terra" após a Segunda Guerra Mundial.

"Agora é a América para os americanos. Tudo para eles: 'Vou taxar todos os produtos, vou ficar com a Gronelândia, vou anexar o Canadá, vou ficar com o Canal do Panamá, vou expulsar milhões de pessoas'", criticou Lula da Silva, referindo-se a afirmações e decisões tomadas por Trump.

"Isso preocupa-me, porque o que está em risco no mundo é a democracia, que é o melhor sistema de governo", disse Lula da Silva.

O Brasil é um dos países mais afetados por um dos diplomas assinados por Donald Trump, que prevê a imposição de taxas alfandegárias de 25% sobre as importações de alumínio e aço, já que é um dos três maiores fornecedores de aço dos EUA.

Leia Também: Parlamento aprova deslocação do PR ao Brasil com votos contra do Chega

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas