Sagui Dekel Chen, Sasha Troufanov e Iair Horn, os três reféns israelitas libertados este sábado pelo Hamas, já estão nos braços das respetivas famílias após mais de 16 meses de cativeiro. Os momentos dos reencontros foram filmados e divulgados nas redes sociais por vários órgãos de comunicação social israelitas.
O primeiro vídeo que surgiu foi da família do israelita Sagui Dekel-Chen, de 36 anos, a gritar e bater palmas, sem conseguir conter a alegria, enquanto o viam na televisão.
"Ele está bem, ele está bem, ele está bem", repetiu uma das familiares, com a mão no peito.
Depois de se saber que os três sobreviventes já estavam nas mãos dos israelitas, a família abriu uma garrafa de champanhe.
משפחתו של שגיא דקל חן ברגעי שחרורו@NOFARMOS pic.twitter.com/odASNAMud5
— כאן חדשות (@kann_news) February 15, 2025
A mulher, Avital, confessou estar aliviada por o marido "parecer relativamente bem". Estava grávida quando foi levado de casa, em Nir Oz, no dia 7 de outubro de 2023. Sagui Dekel-Chen ainda não conheceu a filha, que tem mais de um ano.
Mais tarde, num outro vídeo publicado pela forças armadas israelitas, vê-se o refém a reencontrar a mulher e os pais numas instalações das Forças de Defesa de Israel (IDF). Aí, Sagui Dekel-Chen soube o nome da terceira filha, que nasceu dois meses depois de ter sido raptado pelo Hamas.
Sagui Dekel Chen during the emotional first reunion with his wife Avital and parents Neomit and Jonathan, at the initial reception point in Israel.
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) February 15, 2025
Video/Photo: IDF Spokesperson pic.twitter.com/OcWTOmdTJb
"Lembras-te do nome que lhe deste?", perguntou Avital ao marido.
Família de Sasha Troufanov agradece às IDF. "Estamos muito emocionados"
A família de Sasha Troufanov, de 29 anos e com nacionalidade russa e israelita, agradeceu às IDF confessou estar "muito emocionada".
"Gratos pelo regresso de Sasha a casa após 498 longos e torturantes dias de cativeiro. A 7 de outubro, Sasha foi brutalmente raptado de casa e baleado em ambas as pernas. Vê-lo hoje fortalece-nos e dá-nos muita esperança no longo processo de reabilitação que os espera", afirmou a família de Sasha Troufanov, citada pelo Times of Israel.
Sasha Troufanov's friends cheer when they finally see him handed to the Red Cross pic.twitter.com/bhu6xwaE2L
— Aviva Klompas (@AvivaKlompas) February 15, 2025
Iair Horn abraça mãe, irmão e sobrevoa estádio de equipa favorita de futebol
A caminho do hospital, onde ia reencontrar a família, houve ainda tempo para o helicóptero que levava Iair Horn, de 46 anos e com dupla nacionalidade – israelita e argelina –, sobrevoar o estádio do Hapoel Beersheva, a equipa de futebol de que é adepto.
מרגש עד דמעות: לבקשתו האישית, המסוק ובו יאיר הורן ערך סיבוב מעל אצטדיון טרנר לפני ההגעה לבית החולים ️ pic.twitter.com/b7AiqvdTG3
— Hapoel Be'er Sheva 🇮🇱 (@HBS_FC) February 15, 2025
Já depois de aterrar, o homem recebeu a mãe, Ruti, e o irmão, Amos.
Iair Horn's emotional reunion with his mother Ruthie and brother Amos, at the initial reception point in Israel.
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) February 15, 2025
Video/photo: IDF Spokesperson pic.twitter.com/SVrMqVnZAk
Leia Também: Da saída do carro aos discursos no palco. A entrega dos reféns israelitas