Zelensky vai à Arábia Saudita, mas "não participa" em reunião com EUA

Diplomatas de Moscovo e Washington vão reunir-se na Arábia Saudita e um dos temas em cima da mesa serão as negociações de paz na Ucrânia. A Ucrânia "não sabia" desta reunião e não vai reconhecer nenhum acordo que sejam feitos sem Kyiv, alertou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Notícia

© Getty Images/ LUDOVIC MARIN/AFP

Notícias ao Minuto com Lusa
17/02/2025 13:01 ‧ há 3 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, reagiu, esta segunda-feira, ao encontro entre o chefes da diplomacia norte-americana e russa, Marco Rubio e Sergei Lavrov, respetivamente, que se vão encontrar para discutir um possível acordo de paz no Leste europeu.

 

"A Ucrânia não vai participar [nessas negociações]. A Ucrânia não sabia nada sobre isso", explicou Zelensky aos jornalistas durante uma breve declaração em vídeo, nos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra numa visita de Estado.

"A Ucrânia considera que quaisquer negociações sobre a Ucrânia sem a Ucrânia não têm qualquer resultado, e não podemos reconhecer (...) quaisquer acordos sobre nós sem nós", apontou.

Zelensky adiantou ainda que deve visitar também a Arábia Saudita na quarta-feira, local onde as conversações entre os diplomatas dos EUA e Rússia vão decorrer já amanhã.

A visita já estaria planeada e na agenda estaria "investimentos e parceria económica. Um amplo programa humanitário", segundo Zelensky.

Riade vai ser palco, a partir de terça-feira de uma reunião entre altos representantes dos Estados Unidos e da Rússia que, segundo admitiu hoje o Kremlin (presidência russa), visa preparar negociações de paz na Ucrânia, "restaurar as relações" bilaterais e combinar uma cimeira entre presidentes.

Para além dos diplomatas Lavrov e Rubio, também estarão na reunião o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff, vão representar os Estados Unidos, adiantou o Departamento de Estado norte-americano.

Os três "vão reunir-se com a delegação russa em Riade na terça-feira", confirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.

Do lado russo, também o conselheiro diplomático russo Yuri Ushakov voa até Riade, já esta segunda-feira.

A questão da paz na Ucrânia e também da segurança na Europa vai também ser hoje discutida, mas pelos chefes de governo de pelo menos oito países europeus, os Presidentes do Conselho e da Comissão Europeia e o secretário-geral da NATO, numa reunião em Paris promovida pelo Presidente francês.

No encontro estarão, além da França, também a Alemanha, o Reino Unido, a Itália, a Polónia, a Espanha, os Países Baixos e a Dinamarca.

A Ucrânia, que assinala no sábado três anos em guerra na sequência de uma invasão russa, teme ficar fora as negociações entre Washington e Moscovo. A Rússia ocupa agora cerca de 20% do país vizinho

Embora tenha garantido não ter intenções de reunir com as delegações russas ou norte-americanas, Zelensky visitou a Arábia Saudita várias vezes, desde o início da invasão russa, país que mediou pelo menos uma grande troca de prisioneiros de guerra entre Kyiv e Moscovo.

Os Emirados estão também fortemente envolvidos na mediação entre a Rússia e a Ucrânia, contribuindo para trocas de prisioneiros e para o regresso de crianças ucranianas ao seu país.

Leia Também: Lavrov e Rubio reúnem-se 3.ª-feira para falar sobre paz na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas