O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou esta quarta-feira que o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai visitar o país na sexta-feira para assinar um "acordo muito importante".
Dirigindo-se aos jornalistas após a primeira reunião de gabinete na Casa Branca, Trump tocou no assunto, rapidamente, para dizer que Zelensky "vem na sexta-feira, está agora confirmado".
"Vamos assinar um acordo, que será um acordo muito importante", revelou Donald Trump, citado pela Sky News.
O chefe de Estado norte-americano afirmou ainda que "os contribuintes não devem pagar a fatura" do dinheiro que os Estados Unidos deram à Ucrânia desde o início da invasão russa.
"O mais importante, de longe, é que vamos fazer um acordo com a Rússia e a Ucrânia para que parem de matar pessoas", acrescentou o presidente dos Estados Unidos.
O presidente ucraniano também já confirmou que vai reunir-se com o homólogo norte-americano, Donald Trump, em Washington, na sexta-feira, para finalizar um acordo sobre a exploração de minerais ucranianos.
Nas últimas semanas, Donald Trump exigiu o acesso a minerais estratégicos ucranianos para compensar os milhares de milhões de dólares pagos a Kyiv durante a administração do ex-Presidente Joe Biden em ajuda militar.
Kyiv espera que o acordo melhore as suas relações com o atual governo dos EUA, que se deterioraram após violentos ataques verbais do Presidente Trump ao seu homólogo ucraniano nas últimas semanas.
Leia Também: Montenegro fala com Zelensky e garante "firme apoio" de Portugal