Mais de 1,3 milhões de alunos em Moçambique aprendem em línguas maternas

Mais de 1,3 milhões de alunos aprendem em línguas maternas em pelo menos 21 mil turmas do ensino pré-primário e primário em Moçambique, segundo estimativa divulgada pelo Ministério da Educação e Cultura.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/02/2025 17:46 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Moçambique

Desde a implantação do ensino em línguas nativas em 2003, Moçambique passou de 700 alunos e 14 professores para 1.345.465 alunos e 16.908 professores em 2024, refere-se num documento do ministério consultado hoje pela Lusa.

 

Segundo o documento, atualmente, 21.027 turmas lecionam em línguas maternas no país, o que contribui para a melhoria na aprendizagem.

A ministra da Educação e Cultura de Moçambique, Samaria Tovela, lançou, no âmbito das comemorações do dia da Língua Materna (21 de fevereiro), o Plano de Ação para o Fortalecimento da Transição da L1 (primeira língua) para L2 (segunda língua), para permitir, entre outros, que todas as crianças em idade escolar tenham acesso à educação, independentemente da língua, região, religião, género, de acordo com o princípio da inclusão que o setor apregoa", acrescenta-se no documento.

Moçambique tem mais de 20 línguas maternas e, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, apenas 17% dos moçambicanos falam português como primeira língua.

Leia Também: Abertos 28 processos contra funcionários públicos em Moçambique

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas