No último dia de quatro que tinham dado para que a ajuda a Gaza fosse reposta, o porta-voz militar do movimento xiita apoiado pelo Irão, Yahya Sarea, anunciou estar "retomada a proibição da passagem de todos os navios israelitas na zona operacional designada dos mares Vermelho e Arábico, bem como em Bab al Mandeb e no Golfo de Aden".
"Esta proibição entrará em vigor a partir do momento da publicação deste comunicado" e "qualquer navio israelita que tente violar esta proibição será alvo na zona de operações declarada", frisou.
Esta medida, adiantou, "manter-se-á até à reabertura das passagens para a Faixa de Gaza e à entrada de ajuda, alimentos e material médico".
Desde 2023, os Hutis lançaram "centenas de ataques" contra embarcações comerciais no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, bem como contra militares norte-americanos e parceiros regionais dos EUA, segundo o Departamento de Estado.
Alegando estar a agir em solidariedade com os palestinianos no pequeno território sitiado, os Hutis cessaram os seus ataques após a entrada em vigor de uma frágil trégua em Gaza, em 19 de janeiro.
Num discurso televisivo, Abdel Malek al-Houthi, líder do movimento político-religioso ameaçou na sexta-feira que o movimento retomaria ataques contra navios ao largo da costa do Iémen caso não fosse retomada no prazo de quatro dias a entrega de ajuda a Gaza.
"Se o inimigo israelita continuar, após os primeiros quatro dias, a impedir a entrada de ajuda na Faixa de Gaza (...), então retomaremos as nossas operações navais contra o inimigo israelita", declarou nde maioria xiita iemenita apoiado pelo Irão.
A primeira fase do cessar-fogo em Gaza expirou a 01 de março, e no dia seguinte Israel anunciou a sua decisão de bloquear a entrada de ajuda humanitária em Gaza, num contexto de desacordo com o Hamas sobre a continuação da aplicação do acordo de cessar-fogo.
As negociações indiretas entre Israel e o Hamas foram retomadas hoje em Doha com mediadores para discutir o prolongamento do cessar-fogo e a troca de prisioneiros e reféns em Gaza.
A guerra em Gaza foi desencadeada pelo ataque sem precedentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e de outras fações palestinianas contra Israel em 07 de outubro de 2023.
A administração dos EUA adicionou oficialmente na semana passada os Hutis à sua lista de organizações terroristas, em conformidade com uma ordem executiva assinada no final de janeiro pelo Presidente Donald Trump.
Leia Também: Hutis ameaçam Israel com novos ataques em caso de escalada em Gaza