Quatro crianças morreram num fogo em bairro de lata na Eslováquia

Cinco pessoas, incluindo quatro menores, morreram num incêndio que aconteceu num bairro de lata na cidade de Velký Saris, no leste da Eslováquia, entre a noite de quarta-feira e hoje, segundo o canal de televisão eslovaco TA3.

Notícia

© Reuters

Lusa
20/03/2025 09:17 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Eslováquia

"Infelizmente, foram descobertos restos humanos carbonizados de cinco vítimas durante o processo de combate ao incêndio", informou o Corpo de Bombeiros Voluntários.

 

Segundo as equipas de emergência, as crianças que morreram no incêndio eram muito pequenas, sendo que a mais velha tinha quatro anos.

O fogo, que começou na noite de quarta-feira, afetou várias casas onde viviam cerca de 30 pessoas de etnia cigana, a maioria dos quais foi transferida para um centro comunitário, informou a televisão eslovaca.

Quinze membros do Corpo de Bombeiros e Resgate estiveram no local juntamente com os bombeiros voluntários.

Na Eslováquia, existem meio milhão de cidadãos de etnia cigana, a maioria no leste do país, que são sujeitos a elevados níveis de discriminação.

Muitas crianças ciganas continuam a ser enviadas para escolas especiais, numa situação de segregação étnica que foi descrita como discriminatória pelo Supremo Tribunal do país.

Um terço dos ciganos eslovacos não tem água canalizada nas suas casas, e 81% estão em risco de pobreza, de acordo com os relatórios da União Europeia (UE).

Leia Também: Multidões voltam a protestar na Eslováquia contra primeiro-ministro Fico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas