Pelo menos 22 combatentes foram mortos em combates no centro da Índia

Pelo menos 22 combatentes, membros de um grupo maoista, morreram hoje numa série de confrontos com as forças de segurança no estado de Chhattisgarh, no centro da Índia, que resultou também na morte de um polícia.

Notícia

© Deepak Gupta/Hindustan Times via Getty Images

Lusa
20/03/2025 12:54 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Índia

As forças de segurança indicaram que 18 rebeldes foram mortos no distrito de Bijapur, enquanto outros quatro morreram em áreas de Kanker durante uma série de confrontos que fazem parte das operações lançadas contra os guerrilheiros, de acordo com o jornal The Hindustan Times.

 

O exército indiano apreendeu "grandes quantidades" de armas e munições. O Ministro do Interior indiano, Amit Shah, elogiou a conduta dos militares, que alcançaram "grande sucesso" nas suas operações.

"O Governo [do primeiro-ministro indiano, Narendra] Modi está a trabalhar incansavelmente para confrontar os naxalitas [como os rebeldes maoistas também são conhecidos] e continua a sua política de tolerância zero contra os rebeldes que se recusam a render, apesar de todas as facilidades oferecidas para a sua inclusão", afirmou Shah numa mensagem publicada nas redes sociais.

"O país estará livre dos naxalitas até 31 de março do próximo ano", declarou ainda o ministro indiano.

O movimento guerrilheiro maoista surgiu no final da década de 1960 para defender os direitos dos agricultores pobres e dos camponeses sem terra em vários estados da Índia central e oriental. Desde então, o fenómeno persiste em algumas zonas do país.

Este grupo de rebeldes indianos recebeu inspiração das ideias do líder comunista chinês Mao Tsé-Tung e o seu objetivo era derrubar o Governo central e estabelecer um Estado socialista.

Em setembro de 2024, Shah emitiu um ultimato ao grupo, exigindo que cessasse a violência e depusesse imediatamente as armas.

Leia Também: Paquistão acusa Índia de ter planeado sequestro em comboio Jaffar Express

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas