Von der Leyen pede a Pequim para "evitar uma escalada"

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu esta terça-feira que se "evite uma escalada" na sequência das tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos, durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Notícia

© Thierry Monasse/Getty Images

Lusa
08/04/2025 10:39 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Tarifas

Segundo um comunicado do executivo comunitário, durante o telefonema, "a presidente apelou a uma solução negociada para a situação atual, sublinhando a necessidade de evitar uma nova escalada.

 

Von der Leyen apontou também a importância vital da estabilidade e da previsibilidade para a economia mundial.

Em resposta à perturbação generalizada causada pelos direitos aduaneiros dos Estados Unidos, a líder do executivo comunitário sublinhou a responsabilidade da Europa e da China, "enquanto dois dos maiores mercados mundiais", de apoiar um sistema comercial sólido e reformado, livre, justo e assente em condições de concorrência equitativas.

Recordou igualmente a urgência de soluções estruturais para reequilibrar as relações comerciais bilaterais e garantir um melhor acesso das empresas, produtos e serviços europeus ao mercado chinês.

Por último, Ursula von der Leyen reafirmou junto do primeiro-ministro chinês o apoio firme da UE a uma paz justa e duradoura na Ucrânia, salientando que as condições de paz devem ser determinadas pela Ucrânia. Convidou a China a intensificar os seus esforços para contribuir de forma significativa para o processo de paz.

Leia Também: Bruxelas propõe aos EUA tarifas zero sobre bens industriais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas