Um grupo de elefantes do San Diego Zoo Safari Park uniu-se para proteger as crias, durante o terramoto de magnitude 5.2 que abalou o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, na segunda-feira.
“Os elefantes têm a capacidade única de sentir os sons através das patas e formaram um ‘círculo de alerta’ durante o terramoto de magnitude 5.2 que abalou o sul da Califórnia esta manhã. Este comportamento é uma resposta natural à perceção de ameaças para proteger a manada”, escreveu a instituição, nas redes sociais.
A acompanhar esta descrição estava um vídeo do momento, no qual é possível ver os cinco elefantes no recinto. Inicialmente, os animais são vistos a correr em direções opostas. Contudo, os elefantes mais velhos – Ndlula, Umngani e Khosi – formam rapidamente um círculo, para proteger as duas crias de sete anos, Zuli e Mkhaya.
Naquela formação, “eles ficam parados enquanto recolhem informações sobre onde está o perigo”, disse a curadora de mamíferos no San Diego Zoo Safari Park, Mindy Albright, citada pela Associated Press.
“É tão bom vê-los a fazer aquilo que todos nós devíamos fazer – que qualquer pai faz, que é proteger os seus filhos”, complementou.
Cerca de uma hora mais tarde, quando ocorreu uma réplica, os animais voltaram a juntar-se, tendo dispersado quando determinaram que todos estavam a salvo.
“Após o abanão desta manhã, Ndlula, Zuli, Mkhaya, Umngani e Khosi voltaram à sua rotina normal e estão seguros ao lado do resto da equipa”, assegurou o organismo.
Recorde-se que o terramoto não provocou feridos ou danos relevantes, segundo as autoridades norte-americanas.
O sismo centrou-se no condado de San Diego, perto da cidade montanhosa de Julian, e foi sentido em Los Angeles.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Sismo fez tremer San Diego e há (muitas) imagens. Ora veja