Tanto a Branca de Neve, como a Cinderela, a Ariel, a Jasmine, a Bela e as irmãs Anna e Elsa, do mais recente filme ‘Frozen’, não têm uma mãe presente.
É um traço comum a grande parte das personagens da Disney, mas isto não se trata de uma coincidência. Tem duas explicação e uma delas não é boa.
Numa recente entrevista à revista Glamour, o produtor de ‘Maléfica’ explicou que uma das razões para esta constatação reside num acidente que ocorreu nos anos 40.
Segundo Don Hahn, Walter Disney comprou uma casa para os pais, mas um problema na caldeira originou uma fuga de gás que acabou por matar a mãe do criador da Disney.
Mas esta não é a única razão. Segundo o produtor, a ausência de mães nos filmes tem também uma razão prática.
“As longas-metragens da Disney estão sempre relacionadas com o crescimento, com aquele dia da tua vida em que te apercebes que tens responsabilidades. (…) É muito mais fácil realizar esse crescimento quando deixamos os pais de parte. É uma forma de encurtar a história”, explicou.
Recorde-se por exemplo que o Simba fugiu de casa enquanto criança e só regressou quando já estava mais crescido. A Bela tem pai, mas logo se vê privada da sua companhia. Entre muitos outros exemplos.