Trump diz que seria "difícil" vender U.S. Steel a empresa japonesa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje, numa reunião, que era "difícil" encarar a venda da US Steel à sua rival japonesa Nippon Steel, acrescentando que se "sentiria melhor" se fossem apenas investidores.

Notícia

© JOSEPH PREZIOSO/AFP via Getty Images

Lusa
11/04/2025 06:28 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

EUA

"A US Steel é um grande nome aqui. Adoro o Japão, mas ver um país estrangeiro comprar uma marca querida é difícil para mim", adiantou Trump.

 

Para o Presidente norte-americano não restam dúvidas de que "a Nippon é uma empresa poderosa" e de que "faz um bom trabalho", contudo questiona "porque não constrói ela própria uma fábrica"

Trump afirma que adiou "esta venda" e que agora "eles estão a voltar como investidores".

Na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos lançou uma revisão do projeto de aquisição da empresa siderúrgica americana pelo seu concorrente japonês, um projeto que tinha sido bloqueado pelo seu antecessor.

Os dois grupos industriais tinham anunciado, em dezembro de 2023, a aquisição da U.S. Steel pela Nippon Steel por 14,9 mil milhões de dólares (incluindo a dívida).

Mas o Comité de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla inglesa), responsável pela avaliação do impacto na segurança nacional das aquisições de empresas americanas por estrangeiros, não conseguiu chegar a um consenso sobre o negócio.

O Presidente Joe Biden acabou por bloqueá-lo algumas semanas antes de deixar a Casa Branca, em janeiro, invocando preocupações de segurança.

No entanto, Trump, que também afirmou durante a sua campanha presidencial que a U.S. Steel deveria permanecer sob a bandeira americana, parece agora querer rever a perspetiva de uma aquisição.

A U.S. Steel, que se encontra em dificuldades, tinha descrito a sua aquisição pela Nippon Steel como uma forma de "combater a ameaça competitiva da China" e garantir a sua prosperidade futura. Se falhar, a empresa teme ser obrigada a renunciar a investimentos maciços de modernização, com o possível encerramento de siderurgias.

Leia Também: Trump nomeia rabino Yehuda Kaploun embaixador contra antissemitismo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas