A antiga primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, juntamente com o marido, o ex-presidente peruano Ollanta Humala, pediu asilo político ao Brasil e chegou ao país, esta quarta-feira, num avião da Força Aérea Brasileira.
De acordo com a CNN Brasil, Nadine Heredia aterrou em Brasília pelas 11h40 (hora local) e estava acompanhada pelo filho mais novo, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia.
A defesa da antiga primeira-dama, que tinha autorização para sair do Peru, adiantou ainda que o transporte foi feito num avião da Força Aérea Brasileira por "questões de segurança", uma vez que "seria complicado usar um avião normal".
Segundo informação avançado pelo ministério das Relações Exteriores do Peru, Nadine Heredia foi para a embaixada brasileira de Lima à procura de proteção diplomática, após ter sido lida a sentença.
Note-se ainda que a magistrada Nayko Coronado Salazar tinha emitido mandados de prisão imediata.
A CNN Brasil adianta também que, após o governo brasileiro ter comunicado ao governo do Peru que concedia asilo a Heredia, a presidente peruana, Dina Boluarte, deu autorização para que a mulher e o filho deixassem o país.
De recordar que o antigo presidente do Peru Ollanta Humala foi condenado, esta terça-feira, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro agravada após ter recebido contribuições ilícitas do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez e da empresa brasileira Odebrecht, usadas para financiar as campanhas eleitorais em 2006 e 2011.
A mulher de Humala, Nadine Heredia, também foi considerada culpada pelo mesmo crime e condenada exatamente à mesma pena de prisão por ter dirigido as campanhas eleitorais do marido. O tempo que passou em prisão preventiva será também subtraído na sentença.
Leia Também: Mãe faz teste de ADN para receber subsídio e descobre que filho não é seu