Emmanuel Macron "vai receber amanhã [quinta-feira]" Marco Rubio e Steve Witkoff, confirmaram à Lusa fontes do Eliseu, sem adiantar pormenores.
Os dois diplomatas são esperados na capital francesa para conversações com os parceiros europeus com "o objetivo de avançar na meta do Presidente [norte-americano, Donald] Trump de pôr fim à guerra entre a Ucrânia e a Rússia e travar o derramamento de sangue", indicou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado.
Na quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano vai ainda manter conversações com o ministro dos Negócios estrangeiros francês, Jean-Noël Barrot, para debater "uma série de crises internacionais: a guerra na Ucrânia, a situação no Médio Oriente e a questão nuclear iraniana", disse uma fonte diplomática norte-americana.
No mesmo dia, o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, vai estar em Washington para conversações com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth.
As negociações iniciadas por Donald Trump com vista a um cessar-fogo geral entre Kiev e Moscovo têm sido até agora infrutíferas. No domingo, pelo menos 35 civis morreram no ataque russo a Sumi, no nordeste da Ucrânia.
Na segunda-feira, três dias depois de uma nova reunião com o Presidente russo, Vladimir Putin, o enviado especial de Trump afirmou que as conversações estavam "muito próximas" de permitir progressos.
A França e o Reino Unido estão particularmente envolvidos nas discussões para dar garantias de segurança à Ucrânia em caso de um cessar-fogo.
Esta será a terceira viagem de Rubio à Europa desde que assumiu funções, depois de ter participado na Conferência de Segurança de Munique, em meados de fevereiro, e numa reunião da NATO, em Bruxelas, em março.
Leia Também: Autores de ataques a prisões vão ser "encontrados e julgados", diz Macron