Num documento enviado para um tribunal federal de Maryland responsável pelo caso de Ábrego García, a administração norte-americana disse que a administração Nayib Bukele confirmou que o imigrante está "em boas condições" no Centro Industrial de Santa Ana, em El Salvador, para onde foi transferido.
A juíza federal Paula Xinis ordenou que o governo fornecesse atualizações diárias sobre a condição e a localização de Ábrego García.
No relatório de hoje, os Estados Unidos confirmaram que o migrante tinha sido transferido para uma prisão de segurança inferior.
O salvadorenho, de 29 anos, residente em Maryland há mais de uma década, foi enviado em 15 de março, juntamente com mais de 200 outros imigrantes, a maioria venezuelanos, para o Centro de Confinamento de Terroristas (Cecot), em El Salvador, onde foi mantido incomunicável.
A transferência do imigrante para o Cecot desencadeou uma batalha judicial nos Estados Unidos, depois de a Casa Branca ter admitido que o deportou devido a "um erro administrativo", mas recusou-se a trazê-lo de volta.
Na semana passada, o senador norte-americano Chris Van Hollen, que representa o Estado de Maryland, viajou até El Salvador para pedir a libertação de Ábrego García.
Embora não tenha conseguido garantir a sua libertação, o senador norte-americano encontrou-se com o imigrante, que o informou que tinha sido transferido para outra prisão em Santa Anta, mas que continua incapaz de comunicar com o exterior e está traumatizado pela sua experiência na mega-prisão, conhecida pelas alegações de abusos dos direitos humanos.
Uma delegação de quatro congressistas democratas e o advogado Chris Newman, da National Day Laborers Network (NDLON), chegaram hoje a El Salvador para pressionar pela libertação do imigrante e pelo seu regresso aos EUA.
Na batalha legal sobre o caso de Ábrego García, o Supremo Tribunal dos EUA decidiu a favor do imigrante, mantendo a ordem da juíza Xinis, que instruiu o governo a facilitar o regresso do salvadorenho, uma vez que tanto os EUA como El Salvador negaram ter autoridade para o fazer.
Leia Também: DOGE de Musk com acesso a informações confidenciais sobre imigrantes