A revista científica Physiology & Behavior publicou recentemente um novo estudo que comprova a ligação profunda existente entre cães e humanos. Conta a Fox News que um grupo de cientistas da Universidade de Nebraska concluiu que existem fortes evidências de que os cães fazem de tudo para se ligarem aos donos de forma consciente e até mesmo inconsciente.
Esta conclusão surgiu depois dos cientistas norte-americanos terem notado que os cães sincronizam as suas hormonas para estarem em concordância com as dos donos, e tal acontece seja em momentos de felicidade, tristeza, ansiedade ou stress.
O estudo envolveu a análise da saliva de 58 cães de competição e dos respetivos donos/treinadores (44 mulheres e 14 homens). A recolha foi feita após a competição terminar e notou-se que os níveis de cortisol – hormona do stress – apresentavam valores idênticos na saliva dos cães e dos donos. E não só, nos cães cujos donos eram homens, os níveis de cortisol eram mais elevados, algo que pode espelhar o sentido de competitividade presente naturalmente no sexo masculino.
Mas esta não é a única hormona que os cães adaptam para estar em sintonia com os donos. Um outro estudo havia já concluído que os cães são também capazes de alterar os níveis de oxitocina, a hormona do amor, para ficarem em concordância com os sentimentos dos seus melhores amigos humanos.