Depois do sismo, Nova Zelândia é agora atingida por um tsunami

Ilha do Sul, na Nova Zelândia, foi hoje atingida por um sismo de magnitude de 7.8.

Notícia

© Getty Images

João Oliveira
13/11/2016 12:54 ‧ 13/11/2016 por João Oliveira

Mundo

Ilha

A Nova Zelândia, que hoje foi abalada por um sismo de magnitude 7.4, foi agora atingida por um tsunami, cujo alerta já tinha sido accionado após o terramoto.

De acordo com a Proteção Civil nacional, a primeira grande onda já chegou à costa do nordeste da Ilha do Sul, onde se registou o epicentro do sismo.

Continua sem haver registo de vítimas, apesar de já se saber que muitas habitações foram seriamente afetadas pelo terramoto.

É também de referir a atualização quanto à magnitude do sismo desta manhã, inicialmente registado em 7.4, mas posteriormente revisto pelo serviço geológico dos Estados Unidos em alta para 7.8.

Admitindo que a primeira onda, já registada, não seja a maior, a Proteção Civil pede máxima cautela aos habitantes das ilhas de Chatham, onde são esperadas mais ondas, entretando já sentidas e com alturas de mais de dois metros.

"Ocorreu um tsunami, a primeira onda chegou à costa nordeste da Ilha do Sul", indicou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres da Nova Zelândia, na sua conta do Twitter.

O Ministério recomendou aos habitantes da costa leste do país que se desloquem "para zonas elevadas ou o mais possível para o interior", e que subam para os pisos superiores dos edifícios ou até às árvores.

"Ouçam a rádio e sigam as instruções dos serviços de emergência", acrescenta a mensagem de alerta.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas