A Nova Zelândia, que hoje foi abalada por um sismo de magnitude 7.4, foi agora atingida por um tsunami, cujo alerta já tinha sido accionado após o terramoto.
De acordo com a Proteção Civil nacional, a primeira grande onda já chegou à costa do nordeste da Ilha do Sul, onde se registou o epicentro do sismo.
Continua sem haver registo de vítimas, apesar de já se saber que muitas habitações foram seriamente afetadas pelo terramoto.
É também de referir a atualização quanto à magnitude do sismo desta manhã, inicialmente registado em 7.4, mas posteriormente revisto pelo serviço geológico dos Estados Unidos em alta para 7.8.
Admitindo que a primeira onda, já registada, não seja a maior, a Proteção Civil pede máxima cautela aos habitantes das ilhas de Chatham, onde são esperadas mais ondas, entretando já sentidas e com alturas de mais de dois metros.
"Ocorreu um tsunami, a primeira onda chegou à costa nordeste da Ilha do Sul", indicou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres da Nova Zelândia, na sua conta do Twitter.
O Ministério recomendou aos habitantes da costa leste do país que se desloquem "para zonas elevadas ou o mais possível para o interior", e que subam para os pisos superiores dos edifícios ou até às árvores.
"Ouçam a rádio e sigam as instruções dos serviços de emergência", acrescenta a mensagem de alerta.
If you are in a low lying area on the East Coast of the North, South or Chatham Islands move immediately to higher ground. #eqnz
— MCDEM (@NZcivildefence) November 13, 2016
Waves are expected to arrive at the Chatham islands immediately - anyone in the Chathams should move to high ground urgently #eqnz
— MCDEM (@NZcivildefence) November 13, 2016
A tsunami has been generated, the first wave has arrived in the North Eastern Coast of the South Island. #eqnz
— MCDEM (@NZcivildefence) November 13, 2016