Iakhe Mashrapov. É este o nome daquele que está a ser apontado como o atirador de Istambul, que, na madrugada de 1 de janeiro, matou 39 pessoas numa discoteca naquela cidade turca.
Vários utilizadores turcos do Twitter têm divulgado na rede social a imagem do passaporte daquele que dizem ser o autor do atentado do passado domingo. Trata-se de Iakhe Mashrapov, um homem natural do Quirguistão nascido a 2 de agosto de 1988, ou seja, de 28 anos.
IŞİD in Reina katliamcısının kimliği.Kırgızistan vatandaşı Akhe Mashrapov pic.twitter.com/XRpdxmJG9p
— BAYKALİ (@baykali) 3 de janeiro de 2017
A agência noticiosa AKIpress dá conta de que se tratará, alegadamente, do autor do massacre numa discoteca em Istambul, mas salvaguarda que a informação carece de confirmação oficial do estado do Quirguistão.
De todo o modo, as autoridades turcas haviam já admitido estar à procura de um homem que suspeitavam ser natural daquele país, a que juntam ainda outras duas possibilidades: Uzbequistão ou China.
Também a televisão estatal turca TRT dá como certo que é este o homem de quem a polícia está à procura.
De acordo com o Il Fatto Quotidiano, que cita a imprensa turca, Mashrapov terá entrado na Turquia a 20 de novembro, um mês após a emissão do passaporte.
Chegou e Istambul com a mulher e dois filhos num voo procedente do Quirguistão. Viajou para a cidade turca de Konya em busca de trabalho mas regressou passados nove dias a Istambul.
Nesta cidade, terá residido em três moradas diferentes no distrito de Zeytinburnu, parte europeia da cidade. Foi lá que a polícia fez buscas na noite passada e deteve quatro suspeitos.