O decreto que Donald Trump assinou esta sexta-feira, impedindo a entrada de cidadãos vindos do Irão, Iraque, Iémen, Sudão, Síria, Líbia e Somália, deverá impedir que o realizador iraniano, nomeado para os Óscares deste ano, vá à cerimónia, escreve o Independent.
Asghar Farhadi é o realizador do filme 'O Vendedor' ['The Salesman'], nomeado para Melhor Filme Estrangeiro e já terá confirmado que não irá estar presente na cerimónia que se realiza no próximo dia 26 de fevereiro.
O filme 'O Vendedor' conta a história de um professor (Shahab Hosseini) que leva a cabo uma vingança depois de a sua mulher (Taraneh Alidoosti) ser atacada em casa.
De recordar que Asghar Farhadi fez história em 2012 ao receber um Óscar pelo filme 'A Separation', tornando-se no primeiro filme iraniano a ser premiado com um Óscar.
Confirmed: Iran's Asghar Farhadi won't be let into the US to attend Oscar's. He's nominated for best foreign language film...#MuslimBan
— Trita Parsi (@tparsi) January 28, 2017
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão já reagiu à decisão de Donald Trump de não permitir a entrada de cidadãos iranianos, dizendo que, assim sendo, o Irão fará o mesmo com os norte-americanos que quiserem pisar solo iraniano.