A Casa Branca informou que um rapaz de cinco anos ficou detido no aeroporto de Washington Dulles International durante mais de quatro horas, alegadamente algemado, porque podia representar “um risco para a segurança”.
O rapaz, noticiado pelo Independent como um cidadão americano e filho de mãe iraniana, estava entre as 100 pessoas que foram detidas depois das novas regras impostas por Trump sobre a imigração.
Num comunicado, o secretário de imprensa Sean Spicer não desculpou as autoridades pelo que aconteceu. “Assumir que apenas pela idade e género uma pessoa não pode representar uma ameaça, é estar enganado e errado”, argumentou.
Um vídeo partilhado pela ABC7 mostra o momento em que a mãe beija o seu filho de felicidade, ao mesmo tempo que este a abraça. O incidente, que rapidamente foi contado nas redes sociais, provocou a indignação de várias pessoas.
Can't get over how a five-year-old was detained by himself away from his mother for hours simply because she's Iranian.
— Mehreen Kasana (@mehreenkasana) January 29, 2017
Este é mais uma história que nos chega dos Estados Unidos, depois de Donald Trump ter aprovado novas regras para refugiados e cidadãos de outros países relativamente à sua entrada nos EUA.