É um ato “político”, realça o próprio. E um que promete causar polémica.
O artista performativo Abel Azcona tatuou o slogan de campanha de Donald Trump - 'Make America Great Again' - à volta do ânus.
O momento aconteceu numa galeria de arte em Chicago e entretanto, ao Huffington Post, Abel Azcona assume que já faz performances polémicas há 12 anos. “Sempre trabalhei o meu corpo como arma e ferramenta política”.
Explica o próprio que o ânus “é uma zona de prazer para muitas pessoas e uma área de pecado para outras (…). Escrever um mote político fascista como é esse no meu ânus é claramente uma ação de crítica e subversiva”.
Nas suas páginas nas redes sociais, Abel Azcona partilhou a imagem que pode ver acima. A imagem do resultado final deste ato do artista foi publicada no Huffington Post.
Esta não é a primeira performance de Abel Azcona a causar polémica.
Em 2015, um protesto levado a cabo em Pamplona valeu-lhe um processo movido por uma associação de advogados espanhóis católicos. Em causa estava uma exposição em que Abel Azcona recorreu a hóstias, nomeadamente para escrever com elas a palavra “pederastas”, numa alusão a casos de pedofilia que abalaram a Igreja Católica.