Talvez ainda não as tenha visto em Portugal, mas os nossos vizinhos britânicos já tiveram oportunidade de verem por si mesmos estas 'novas' nuvens, adicionadas recentemente ao Atlas Internacional das Nuvens.
Quando tiver oportunidade de as ver, certamente pensará que está por baixo de uma grande tempestade, mas é na verdade um fenómeno meteorológico de cortar a respiração.
Chamam-se nuvens asperitas, caracterizadas especialmente pela sua rugosidade. Ao olhar para elas, irá certamente associá-las ao oceano, em que os tons mais claros e escuros se misturam entre si.
Apesar de parecer que podem ser sinónimo de chuvas torrenciais, a maior parte das vezes acabam por se dissipar, sem que cheguem a formar tempestades.
Conta a CNN que já há 30 anos que a Organização Mundial da Meteorologia não atualizava o Atlas. “É um claro exemplo de ciência dos cidadãos, em que as observações pelo público em geral, embelezadas pela tecnologia dos smartphones e internet, influenciaram o desenvolvimento desta classificação”, diz um comunicado no site da Organização.
undulatus asperitas making me miss Kentucky for a split second http://t.co/8nasMiPIfC pic.twitter.com/T5RsRCiA1T
— Aaron (@aafowl) August 5, 2015