Um norte-americano saiu no seu barco para ver como estavam os seus animais e captou uma imagem que mostra de forma incontornável a forma como a tempestade Harvey está a deixar marcas.
Na estrada inter-estadual 10, a sul de Beaumont, no Texas, Logan Wheat fotografou aquilo que parecia mais um oceano.
“O barco estava a ser bastante abanado” pela força das águas, indicou o homem à CNN.
A tempestade que se abateu sobre o Estado do Texas, designada Harvey, e se prolongou para o vizinho Luisiana, provocou a precipitação de 41 mil milhões de litros de água sobre aquele Estado.
I10 EAST & WESTBOUND between BMT & Winnie now CLOSED #Harvey pic.twitter.com/sgH1yAdk90
— TxDOT-Beaumont (@TxDOTBeaumont) 29 de agosto de 2017
This isn’t a lake. It’s I-10 in Texas after flooding from Harvey. https://t.co/P063QzYkcF pic.twitter.com/lsGxOcQtzt
— CNN (@CNN) 30 de agosto de 2017
Este não é, no entanto, o único exemplo da devastação causada pela subida das águas:
These before and after sliders are just absolutely unreal https://t.co/2JaJwRVJO1 pic.twitter.com/vdVJTCP5QJ
— Brian L Kahn (@blkahn) 29 de agosto de 2017
Shocking before and after photos show the flooding and devastation in Texas following #Harvey. https://t.co/ytmpKKiGAg pic.twitter.com/XmR2TR8M3X
— Good Morning America (@GMA) 28 de agosto de 2017
Remember that picture of my son? What difference a couple of days makes. #khou11 #Harvey @DavidPaulKHOU @SallyKHOU11 @KHOUChristine pic.twitter.com/ky2e7MsVyy
— The Bishop (@BillBishopKHOU) 30 de agosto de 2017
Esta tempestade, por outro lado, provocou, direta ou indiretamente, 33 mortes, segundo o último balanço fornecido e pelas autoridades norte-americanas.
A morte de dez pessoas foi confirmada em vários condados no sudeste do Texas, enquanto 23 outras mortes "estão potencialmente ligadas ao Harvey", anunciou Tricia Bentley, porta-voz do serviço dos médicos legistas de Harris, o condado onde está a cidade de Houston, particularmente afetada pela tempestade e pelas suas chuvas devastadoras.
Este balanço permanece baixo, quando comparado com o do furacão Katrina, que provocou 1.800 mortos entre a população de Nova Orleães, vítima da subida brutal nas águas do mar e da rutura dos diques.