Uma fotografia divulgada nas redes sociais mostra a dura realidade dos imigrantes em França, neste caso na capital, Paris.
Christine S., de 53 anos, seguia o seu caminho no Goutte d'Or, o bairro 18 de Paris, quando se deparou com três adolescentes marroquinos, cada um dentro de uma máquina de lavar, na cidade parisiense, escreve o jornal Le Parisien.
"Foi a primeira vez que vi tal coisa", contou ao jornal. "Quando mostrei a fotografia aos meus amigos, aconselharam-me a divulgá-la nas redes sociais por ser tão impactante", acrescentou.
Foi então que Christine, que havia captado o momento há dois dias, publicou a fotografia nas redes sociais, gerando comoção entre os internautas.
A fotografia, contudo, espelha a realidade de um problema social que não é novo naquela zona. De acordo com o Le Parisien, o problema de crianças marroquinas a vaguear naquele bairro foi amplamente noticiado pelos meios de comunicação em março. Percorrem as ruas do bairro Goutte d'Or há dois anos, não falam francês e são, geralmente, toxicodependentes. Em novembro, as autoridades estimavam que que havia 80 jovens nesta situação neste bairro do norte de Paris. Todos eles, nota o jornal, recusam ajuda.
A proprietária do estabelecimento em causa, Nathalie Humbert, contou que os imigrantes costumam deixar a lavandaria muito suja, que fazem as necessidades no local e que isso tem, inclusive, reduzido a clientela.
Des mineurs isolés étrangers cherchent un peu de chaleur dans les tambours des sèches-linges d’une laverie. Quartier de la Goute-d’Or, Paris, 2017. #CrècheModerne pic.twitter.com/2yNoRGkj0O
— Maître Eolas (@Maitre_Eolas) December 24, 2017
#paris #homeless #homelessperson #france #streetchildren #migrants #SDF #refugies Les enfants des rues à Barbès. The street children of La Goutte d'Or these isolated migrants seek a little rest and warmth in a laundrette. Paris 18e - France 20/12/17 pic.twitter.com/TEMNxGSCM6
— spy-de-paris (@infernale75) December 22, 2017