Citado pela imprensa espanhola, o presidente da Câmara Municipal, Abel Caballero, explicou que tomou esta decisão "singular" porque, apesar de Vigo ser uma cidade "segura", a sua intenção é que o seja ainda mais.
O novo serviço funciona em todos os autocarros de três linhas noturnas, a partir das 22:30, e as "mulheres, assim como outras pessoas que pelas suas características o solicitem", podem dizer ao condutor onde querem sair, mesmo fora das paragens habituais.
Quando chegarem ao destino escolhido, as mulheres têm de descer pela porta da frente para que o condutor garanta que não há qualquer risco para a sua segurança.
Os serviços municipais consideram que este serviço vai implicar atrasos mínimos no percurso habitual dos autocarros e que a partir de agora se irá "aprendendo com a experiência", podendo ser ampliado também aos homens de idade avançada.
De acordo com o diário El País, o número de pessoas que utiliza os serviços noturnos durante o fim de semana é de cerca de 1.000, contando a cidade com zonas pouco habitadas ou com pouca iluminação.