Os seis veículos blindados militares foram adaptados e equipados para serem usados em operações urbanas de combate ao crime, explicou o Comando Militar do Leste, a divisão do exército sediada no Rio de Janeiro.
Três dos blindados são do modelo Ururu, um veículo de guerra desenvolvido pelo Brasil e com o qual contam as Forças Armadas de vários países latino-americanos, que podem ser utilizados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da polícia militarizada do Rio de Janeiro.
Os três, com capacidade para treze tripulantes, foram utilizados pelas tropas brasileiras que integraram a Missão de Paz enviada pelas Nações Unidas ao Haiti.
Entre as adaptações a que foram submetidas as viaturas está a construção de uma torre blindada para que possa ser usada por um atirador de elite durante as operações.
Os outros três veículos de guerra eram blindados que já haviam sido utilizados pela Polícia do Rio de Janeiro, mas foram intervencionados pelo Exército para que pudessem apoiar as operações da Coordenação de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O Exército também vai ceder os condutores para os blindados durante a intervenção de segurança pública no Rio de Janeiro, decretada pelo governo brasileiro a 16 de fevereiro e colocada nas mãos das Forças Armadas o controlo da ordem pública no estado mais emblemático do Brasil.