Um submarino há muito 'esquecido' da Marinha portuguesa tornou-se atração, uma que ganhou atenção online.
A culpa é de dois youtubers, um belga e outro holandês, que após anos a desenvolverem um programa televisivo para os seus países se fizeram à aventura sozinhos no YouTube.
O projeto é simples na teoria mas de execução complicada: explorar alguns dos locais abandonados mais impressionantes do mundo.
Na sua página, 'Exploring the Unbeaten Path', vemos vídeos dos mais diversos locais, de sanatórios abandonados a toda uma série passada em Fukushima, região japonesa que palco de um desastre nuclear em 2011. O objetivo passa sempre por procurar uma aventura em locais há muito abandonados.
O vídeo mais recente, publicado na última semana, é em Portugal, mais concretamente a bordo do submarino Delfim, que tem estado atracado junto à antiga Lisnave, em Almada.
O Delfim fez-se aos mares pela primeira vez em 1969. Durante quase quatro décadas manteve-se ao serviço da Marinha Portuguesa. Em 2005, a agência Lusa dava conta do 'adeus' do submarino e dos planos para o submarino se tornar uma atração turística durante os anos de 'reforma' que se seguiriam
Os planos terão mudado durante os anos da troika e a verdade é que o submarino continua nos mares, parado, sem ter sido desmantelado mas também totalmente fora das contas dos recursos das Forças Armadas portuguesas.
Segundo a SIC Notícias, a Marinha Portuguesa apresentou queixa por intrusão contra os dois 'youtubers' e avançou para o reforço de segurança.
Durante o vídeo de 26 minutos destes 'youtubers' vemos uma primeira tentativa de subir a bordo e, finalmente, uma segunda tentativa, bem-sucedida, que lhes permitiu explorar o submarino à vontade durante uma noite.
O resultado é o que pode ver no vídeo abaixo.