O percurso pedestre, que integra a rede de Caminhos das Aldeias de Montanha, "desenvolve-se na envolvente da pitoresca aldeia de montanha de Cabeça que, por estes dias, se veste de Natal, constituindo uma excelente oportunidade para desfrutar da natureza e das tradições mais típicas desta aldeia serrana", segundo a organização.
O percurso proposto apresenta um grau de dificuldade baixo e inicia-se e termina na povoação de Cabeça, no concelho de Seia, na Serra da Estrela.
"No trajeto de 2.850 metros percorrem-se áreas de socalcos e nas margens da ribeira sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário", refere o CISE em comunicado hoje enviado à agência Lusa.
A fonte acrescenta que parte da rota se insere na área de estudo do projeto "Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental" (LIFE-Relict) que, naquela região, tem como principal objetivo a preservação das comunidades de azereiro existentes.
Na aldeia de Cabeça que acolhe, até ao dia 01 janeiro, a 5.ª edição do evento "Cabeça, Aldeia Natal", destaca-se o casario tradicional, considerado "um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto, na Serra da Estrela", segundo o CISE.
"A singularidade da aldeia eleva-se em dezembro, altura em que as ruas ganham outra vida e se transformam numa verdadeira 'Aldeia Natal', ostentando uma decoração ecológica, simples e muito criativa", remata.
A aldeia de Cabeça oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha".
"Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal", de acordo com a Câmara Municipal de Seia.
O projeto "Cabeça, Aldeia Natal" resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.
A iniciativa integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.