São já quatro os detidos na manifestação do Bairro da Jamaica

Agentes da PSP foram atingidos por pedras numa manifestação de moradores do Bairro da Jamaica, avança a SIC Notícias.

Notícia

© Facebook/ António Galamba

Filipa Matias Pereira
21/01/2019 19:04 ‧ 21/01/2019 por Filipa Matias Pereira

País

Lisboa

Agentes da Polícia de Segurança Pública foram apedrejados por moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, Setúbal, que se manifestaram na tarde desta segunda-feira em frente ao Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa, para dizer "basta" à violência policial e "abaixo o racismo". São já quatro os detidos pela força de segurança. 

O momento de maior tensão envolveu também o apedrejamento de viaturas. De acordo com a estação de Carnaxide, há ainda relatos de tiros, uma informação no entanto não confirmada pela PSP, que associa esse som a petardos que foram também lançados pelo grupo de manifestantes. 

A manifestação, recorde-se, foi convocada através de redes sociais como o Facebook, pelo movimento Consciência Negra. 

Cerca duas centenas de moradores estavam acompanhados de alguns símbolos, como uma bandeira de Cabo Verde e cartazes a dizer "antirracismo social", os manifestantes gritaram palavras de ordem como "Não ao racismo", "não à mortalidade policial" e "chega".

Saliente-se ainda que no domingo de manhã, a polícia foi alertada para "uma desordem entre duas mulheres" no Bairro da Jamaica, tendo sido deslocada para o local uma equipa de intervenção rápida da PSP de Setúbal. Segundo a força de segurança, um grupo de homens reagiu à intervenção dos agentes da polícia quando estes chegaram ao local, atirando pedras.

No incidente ficaram feridos, sem gravidade, cinco civis e um agente da PSP que foram assistidos no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A PSP abriu um inquérito para "averiguação interna" sobre a "intervenção policial e todas as circunstâncias que a rodearam". 

[Notícia atualizada às 19h39]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas