Garrafa lançada ao mar nos EUA chega aos Açores nove anos depois
Objeto com carta no interior foi encontrado ao largo da ilha do Pico por dois pescadores.
© iStock
País Oceano
Era um dia de faina normal, quando os pescadores açorianos Manuel Gonçalves e António Feijó repararam numa garrafa de vidro a boiar em alto mar, no canal que separa a ilha do Faial da ilha do Pico.
Aproximaram-se e ao recolherem o objeto repararam que este tinha uma carta no interior. Com cuidado, transportaram a garrafa para terra e só aí é que a abriram.
“Rapei com a faca um lado da garrafa e vi que tinha um papel lá dentro. Guardámos e fomos para a terra. Decidimos que só a íamos abrir quando chegar a altura certa. Não é abrir e partir porque isto tem interesse para as pessoas que mandam”, disse Manuel Gonçalves em declarações ao canal regional, RTP Açores.
Nessa altura, quando abriram a garrafa, repararam que a mensagem vinha assinada por Sean Barkley, capitão do navio-escola Amistad e entraram em contacto com ele.
“Ele ficou muito contente, disse: ‘Já ganhei o dia’. Ele ficou muito contente por duas pessoas com a idade destes homens do mar terem encontrado isto”, contou António Feijó.
Sabe-se agora que a garrafa foi lançada ao mar no dia 27 de janeiro de 2010, numa viagem do Amistad entre os EUA e as Caraíbas, ao largo de Nova Iorque, e que nove anos depois e muitas milhas náuticas percorridas, chegou ao arquipélago dos Açores. Segundo o autor da mensagem, esta foi a primeira garrafa de um lote de 10 que foram lançadas nesse dia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com