Importância de criar negócios responsáveis em análise na Católica-Lisbon

Aponte na agenda, dia 27 de junho, pelas 18h, a Católica-Lisbon recebe a conferência subordinada ao tema 'Responsible Business: Now is the time (strategy and call for action)'.

Notícia

© Wikimedia Commons

Filipa Matias Pereira
26/06/2019 17:25 ‧ 26/06/2019 por Filipa Matias Pereira

País

Negócios

É já esta quinta-feira, dia 27 de junho, que a Católica-Lisbon abre as portas a uma conferência subordinada ao tema 'Responsible Business: Now is the time (strategy and call for action)'.

Dinamizada no âmbito da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, a instituição vai levar a cabo esta conferência que, como detalha o comunicado enviado às redações, tem como objetivo "debater os principais desafios para Portugal e para a sociedade em geral".

Steven Serneels, CEO da European Venture Philanthropy Association, é considerado uma das principais vozes mundiais sobre a importância das estratégias de sustentabilidade para as empresas e será o keynote speaker nesta conferência. O CEO acredita que "a sustentabilidade deve ser encarada como fonte de vantagem competitiva, criadora de valor para a empresa e para a sociedade".

Os alunos, professores, antigos alunos e empresários que estiverem presentes na conferência terão ainda oportunidade de presenciar o lançamento do Center for Responsible Business & Leadership. Nuno Moreira da Cruz, o seu diretor executivo, apresentará os objetivos e o plano de ação do Centro, que já conta com a BP Portugal e a Efacec como parceiros fundadores.

De acordo com Nuno Moreira da Cruz, "o reconhecimento da atual vulnerabilidade do planeta do ponto de vista social e ambiental está, em grande medida, globalmente aceite. Será missão do Centro, através de investigação e formação, cimentar em alunos e executivos essa consciência e ajudar a entender como incluir a noção de 'Responsible Business' nas estratégias corporativas. E há um propósito central: contribuir para que sustentabilidade e liderança responsável sejam as pedras angulares da forma como atuamos no nosso planeta", pode ler-se no comunicado.

Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, marcará também presença no evento e justifica que a parceria da empresa com o Center for Responsible Business & Leadership visa "construir uma sociedade energeticamente mais eficiente e sustentável, que é uma realidade que pauta a atuação diária da Efacec. Porque acreditamos que a inovação sustentável deve estar ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade em geral, assumimos o propósito de criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor, desenvolvendo e entregando soluções sustentáveis nas áreas da energia, mobilidade e ambiente. Estamos focados em projetar, cada vez mais, Portugal no mundo como uma referência de sustentabilidade".

Por seu turno, Pedro Oliveira, CEO da BP Portugal, cuja empresa também apoia este novo centro de conhecimento da Católica-Lisbon, refere que esta temática é relevante, já que acredita que "as empresas bem-sucedidas no futuro serão as que forem percebidas por todos como tendo a coragem de ser genuínas e socialmente responsáveis, com tudo o que isto implica, dando evidências de terem a coragem de errar e acertar e mostrando que têm mais do que tudo a coragem de acreditar no futuro".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas