Os medicamentos com testosterona têm estado no centro da polémica depois de o ator Ângelo Rodrigues ter sido internado, com uma infeção grave, na sequência de alegadas injeções com testosterona que administrou.
Nesta senda, o Infarmed emitiu, esta sexta-feira, um comunicado no qual revela que “quanto ao eventual desvio de medicamentos [com testosterona] utilizados no circuito legal para circuitos paralelos, o Infarmed desencadeou ações de averiguação dessas eventuais situações, tendo solicitado para isso a intervenção da Polícia Judiciária e outras entidades, nomeadamente Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), se necessárias, à investigação”.
No entanto, a Autoridade Nacional do Medicamento sublinha que “este ano não existe qualquer reporte de uso ilícito destes medicamentos no circuito legal comunicado”.
O Infarmed refere ainda que estão autorizados no nosso país três medicamentos contendo testosterona, "com indicações terapêuticas bem estabelecidas", cuja "utilização carece de prescrição para a sua dispensa e sendo a sua administração efetuada por profissionais de saúde".