A Proteção Civil vai levantar o estado de emergência no arquipélago dos Açores às 17h00 locais, 18h00 em Portugal Continental, que estava em rigor desde a noite de terça-feira.
A informação foi dada pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Coronel Carlos Neves, durante o ponto de situação feito, a partir da ilha da Terceira, na tarde desta quarta-feira.
Apesar do "grande número de estragos, estragos consideráveis e alguns de difícil resolução", Carlos Neves salientou que as autoridades, em colaboração com a população, conseguiram resolver a maioria das ocorrências com celeridade e sem se registar feridos.
Entre a noite de terça-feira e a tarde desta quarta-feira, a Proteção Civil teve de lidar com 255 ocorrências que se encontram, neste momento, "todas resolvidas, à exceção de casos como o porto das Lajes das Flores, que ultrapassa estes meios", revela o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Entre as várias ocorrências de diferentes ilhas ficaram desalojadas 53 pessoas que já foram, entretanto realojadas. Quanto às Lajes do Pico, por precaução foram retiradas cerca de 50 pessoas das suas habitações que, de acordo com Carlos Neves, devem regressar às suas casas em breve, após a situação ser avaliada.
Quanto às falhas de fornecimento de energia, o Coronel explica que todas as ilhas tiveram baixa de luz. "Nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Corvo e Graciosa o fornecimento de energia elétrica já está normalizado. Na ilha do Pico estão a ser reparadas as anomalias e a situação será normalizada até ao fim da tarde de hoje. Na ilha das Flores estão a trabalhar no fornecimento da energia da Fajã Grande e contam ter a situação normalizada ao final da tarde de hoje, assim como na ilha de São Jorge. Na ilha do Faial, as pequenas anomalias que se verificaram na alta tensão, já estão praticamente reparadas.
O período crítico do furacão Lorenzo está assim ultrapassado, mas influência vai manter-se durante mais umas horas.